CanalCraft

19 de jan de 20206 min

Live que te quero bem...

Um dos recursos mais usados nesses tempos da nova era do marketing digital são as LIVES do Facebook ou a entrada AO VIVO do Instagram. Moderna, atual e ágil, essa estratégia conta com a vantagem de aproximar o artesão do cliente, ou o professor de artesanato do aluno. A grande sacada é que o interlocutor acompanha e interage com o seguidor por meio dos comentários, fortalecendo o engajamento entre os dois lados, cerca de 200% a mais do que os outros meios das redes sociais. Mas, sem dúvida, o mais bacana desse formato de comunicação é o fato de que nos tornamos humanos de uma forma ou de outra.

Deixamos de ser um like e passamos a ser um seguidor de voz ativa. Por meio dessa interação, comentários, bastidores das atividades, enquetes e tantas outras possibilidades de conexão são ativados. Tanto de um lado quanto de outro, conseguimos saber com quem conversamos. E isso é o mais genial...

Fazendo uma live no Face...

Não é complicado gerar uma live. Difícil mesmo é gerar uma oportunidade real por meio dela. Lives sem um porquê, salvo as insanas inserções de famosos e de celebridades, ou no caso de situações bem pessoais e intimistas, são chatas, sendo bem delicada no adjetivo. Quanto melhor estruturada a sua live, mais oportunidades ela irá gerar. Isso é fato. Por isso, não custa arriscar e fazer a sua primeira aparição.

São dois os modos de transmissão ao vivo por meio do Facebook: pela própria página ou por meio de um software de codificação. No primeiro caso, basta entrar na própria página e acessar a área de compartilhamento de status, clicar na opção com a câmera de vídeo, escrito "AO VIVO". Daí, ao abrir a tela, logo aparecerá indicações para tornar o vídeo público ou restrito aos amigos, há opção para adicionar uma descrição, o que pode ser muito útil no caso de aulas, opções de vídeo ao vivo, onde filtros divertidos podem ser usados e ajudar a arrumar o visual e, por fim, o botão que indica o início da transmissão. Uma boa dica é apertar com suavidade a tela onde deseja melhor foco e luz. A maioria dos celulares conta com esse recurso. No caso das lives serem feitas em computadores pessoais, alguns recursos são mais limitados. Mas, por outro lado, permite enquetes junto com a transmissão.

Outro recurso são as lives feitas por meio de software de codificação. São recursos mais profissionais, como com compartilhamento de tela, uso de microfones e agendamento no próprio aplicativo. Na sua página no Facebook, você deve selecionar a opção “ferramentas de publicação”, na parte superior da página. Aí, dentro da aba que irá aparecer, clique em “bibliotecas de vídeos” e, na sequência, “+ao vivo”. Nessa aba, copie a chave de stream que o Facebook irá oferecer e cole no software que será utilizado para isso. Para tanto, essa chave vale por sete dias e tem até cinco horas para fazer a transmissão ao vivo. Se precisar de mais tempo, crie outra chave. Feito isso, coloque título para o vídeo, faça uma descrição e use de palavras-chaves. Atenção: apesar de aparecer prévia na tela, a transmissão só irá acontecer quanto você optar por “transmitir ao vivo” no aplicativo. Terminada a transmissão, opte por publicar o vídeo na timeline ou não. O bom de publicar é que os seguidores poderão sempre acessar essa live quando puder e quiser.

Lá no Instagram

Tal qual no Facebook, o Instagram é uma ótima opção de transmissão de "lives". Assim como no outro aplicativo, ela permite a interação entre os dois lados, permitindo perguntas, emojis e até mesmo desativar os comentários dos seguidores. Para fazer uma transmissão é bem simples: basta clicar na câmera à esquerda da tela, deslizar para a direita e clicar ao vivo. Acione o botão “ao vivo” e inicie a gravação. Aguarde alguns segundos para que os seguidores comecem a entrar e a interagir na live.

Bom uso

Alguns procedimentos padrão e de ética são muito bem-vindos quando criamos uma live tanto no Facebook quanto no Instagram.

  • Antes de tudo, monte um roteiro. Se prepare para saber o que vai falar e qual o propósito da sua aparição. Planeje e anote tudo o que desejar falar. Ninguém espera ver um robô lendo, por isso – é claro! – que você pode “furar” o roteiro. Mas, é primordial seguir a linha de raciocínio. Estruture a sua apresentação e, se não for do tipo “ator” nato, treine muito em frente ao espelho, antes de ligar a câmera. Esse ensaio trará segurança. Mas, acima de tudo: atente para o bom vocabulário e uso da gramática correta. Evite palavrões, gírias desconexas ou falar mal dos outros. Agregue um call to action (CTA) – “chamada para uma ação” ao pé da letra, indicando links, ações, acessos dos seguidores, tais como acesse o site, olhe o feed, dê um like, mostrando o passo seguinte a ser dado, no caso de desejar agregar visibilidade ao seu produto, site, estratégia, etc. O importante é gerar a ação por meio da live.

  • Como ninguém gosta de coisa feia, arrume o cenário! Não falamos de luxo ou de grandes produções. Na realidade, informação demais é até pior. Deixe o local limpo, claro, com os objetos bem ajeitados. Ajeite a “casa” para que os seus convidados se sintam a vontade e acolhidos.

  • Som e qualidade de imagem são outros itens bem relevantes na hora de preparar uma live. Cachorro, papagaio, criança, música do rádio: é tudo muito legal, mas atrapalha o áudio. Precisam escutar o que você tem a dizer e barulhos estranhos são bem indesejados nessa hora. Procure também estar certo de que a luz do ambiente é suficiente para deixar toda a produção ou cenário bem definido. Certifique-se de que a sua conexão está boa e sem "cai-cai". A boa internet é o principal instrumento do sucesso da sua live.

  • Se arrume. Ninguém quer ver cabelo desalinhado ou sujo ou roupas amassada. Tenha esse cuidado com você mesmo e passe uma imagem muito mais simpática.

  • Use e abuse de seus amigos influentes. Não tenha pudores e os convide para participar. Pessoas benquistas são sempre bem-vindas, dividindo experiências, agregando informações e aumentando a visibilidade do seu negócio. Sem contar que o assunto deve render muito mais. Não se esqueça de pautar seus convidados sobre o que será conversado. Lembre: siga o roteiro...

  • Valha da sua simpatia e não economize empatia! Para os tímidos, a dica é treinar, treinar e treinar. Seja simpático ao falar, mas não exagere nas piadas ou gargalhadas. Tudo tem que ser trabalhado no bom senso. Jamais, repita comigo, jamais: faça uma live desanimada. Se naquele dia, por um motivo qualquer você não estiver se sentindo bem, não receie em desmarcar. Afinal, o intuito é cativar as pessoas e se mostrar como bom professor, profissional, artesão, não deprimi-las.

  • Outra boa dica é avisar com antecedência às pessoas sobre a live. Dois ou três dias antes já são ideais. Mande pelo stories ou o feed. No horário marcado, retorne a avisar ao seu público. Propaganda é a alma do negócio. O agendamento também pode garantir o hábito. Por exemplo, se a sua live for toda quinta-feira, às 14h, seus seguidores irão adquirir o hábito de sempre te procurar nesse horário. Feiras e eventos também são ótimas oportunidades para fazer transmissões ao vivo. Peça autorização e transmita palestras, workshops, prêmios, etc. Mas não se esqueça de dar o devido crédito aos autores de trabalhos, fotos, ideias... Vamos respeitar os direitos autorais.

  • Acerte no alvo e busque o engajamento dos seguidores. Mantenha um diálogo com os seguidores fazendo perguntas bem coerentes. Planeje esse conteúdo e como organizar essas perguntas de forma relevante e interessante durante a conversa. Mas não esqueça: esteja preparado para as respostas!

  • Mantenha a linha e seja educado sob qualquer condição. Não existe pergunta boba. Se ela foi feita é porque é relevante para o seu autor e para tantos outros seguidores. Use e abuse da boa educação, da cordialidade, da gentileza e da gratidão!

  • Seja critico e analise os resultados. O próprio aplicativo do Facebook fornece recursos para isso, apontando pico de espectadores, média de tempo para o alcance de pessoas ou tempo médio de permanência, perfil dos seguidores, número de pessoas alcançadas, reações, sexo, faixa etária, localização, etc.

Transforme as lives em encontros prazerosos entre amigos. Afinal, a paixão pelo artesanato nos une, não é mesmo?

Um grande beijo,

Bete Monta

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