Artesanato é uma festa!

Atualizado: 27 de Jan de 2020


Há alguns anos, quando eu ainda iniciava no mercado das revistas do segmento, como qualquer curiosa “picada pelo bichinho do artesanato” eu queria me inteirar ao máximo das técnicas e dos produtos que me eram apresentados. Anos mais tarde, buscando na memória, minhas lembranças afetivas com os trabalhos manuais e com a culinária, me trouxeram muitas outras referências. Mas, ali, era como se um novo mundo se apresentasse. Porque as revistas me ensinaram, muito mais do que resgataram, a minha história com o “feito à mão”.


Na mesma época, eu era uma “tia novata” e meu primeiro sobrinho, Matheus, era o grande representante de todas as crianças do mundo para mim. Para valorizar ao máximo o nosso tempo juntos – e me manter conectada ao artesanato – juntei tudo o que tinha entendido como funcionava e montei um pequeno ateliê de pintura (em madeira e em tecido) na churrasqueira da casa da minha mãe, para que ele passasse parte de seu tempo de férias escolares “artesanando”. A ideia deu tão certo, que o “ateliê” se manteve montado por uns dois anos e de lá, várias peças feitas por mim e pelo Matheus nasceram.


Essa lembrança me arrebatou nesta última semana quando, na gravação para o PodCraft, com Helvio Mendonça, ele me contou sobre seus planos para a área de Coworking que tem, no espaço que leva o seu nome. Uma área que pode acomodar até 20 pessoas, que também será aberta para festas infantis e que busca comemorar o aniversário com uma oficina de artesanato. Genial, né? Imediatamente, as lembranças do Matheus, paramentado com avental e máscara, com aqueles olhinhos brilhando diante das tintas e pincéis, inundaram o meu coração e me lembraram de como fazer artesanato é fascinante e de como as crianças, quando têm a oportunidade, se entregam, se descobrem e gostam de conhecer e de manusear as ferramentas. Principalmente, como é importante realizarem algo do início ao fim.


E de que vale fazer uma descoberta, ser apresentado a uma novidade, se não formos compartilhar, não é mesmo? Na infância, tudo é descoberta, logo, há muito a ser partilhado. A ideia já foi testada há alguns anos, pela African Artesanato e a primeira criança a fazer sua festa de aniversário por lá foi “a nossa” Maria Clara – filha da Bete Monta, do Canal Craft –, hoje, uma das minhas adolescentes preferidas. É claro que, com a mãe envolvida até o último fio de cabelo com o artesanato, aquele universo nada tinha de novidade para ela, mas compartilhar dele com as amiguinhas e apresentar esse seu infinito particular com tanta propriedade deu um gostinho especial à data e à experiência de todos ali.



É claro que montar, manter e poder oferecer um espaço com essa proposta não é simples e demanda apoio de profissionais e de empresas de diferentes áreas, para que funcione.

No Espaço Helvio Mendonça, tudo é novo, tudo inspira e tudo respira arte. Arteterapeuta, ele pensou cada cantinho para relaxar o espírito e estimular a criatividade. Por lá, as crianças terão a companhia de um delicioso jardim, sempre visitados por pássaros de diferentes espécies, no meio da agitação de São Paulo. Um verdadeiro oásis em meio ao caos. Uma linda oportunidade de comemorar o dia especial das crianças, tendo os amigos escolhidos como os colegas de bancada e com as lembrancinhas sendo o resultado da criatividade de cada um. Que essa jornada de festa com arte seja longa e que, logo, possamos ver esse retrato de sala de aula todo ocupado por quem vai levar o nosso artesanato “ao infinito e além” no futuro, festejando do nosso jeitinho.


Um beijo enorme,

Faiga Silveira


Fotos: divulgação Helvio Mendonça e acervo Bete Monta

Serviço

African Artesanato – www.africanartesanato.com.br

Espaço Helvio Mendonça – www.helviomendonca.com


32 visualizações

Posts recentes

Ver tudo