Blog #4 “Nós somos os artesãos do rádio, levamos a vida a criar...”






Se existem duas coisas antigas nesse mundo que não saem de moda são o artesanato e o rádio. Não tenho um dado concreto, mas acredito que a profissão “artesão” seja a mais antiga do mundo, afinal, fazer um machadinho de pedra e de galhos é bem artesanal e, isso, os homens da pré-história já faziam, não é mesmo?

Mas os tempos mudam e as coisas boas, para continuarem sendo de ponta, se reinventam e se renovam. Se o artesanato perdeu o cunho primitivo e, hoje, navega nos moldes das tendências e do fashionismo, o rádio, a mídia mais popular e democrática de todos os tempos, cria ramificações virtuais, entre elas, mais especificamente, os podcasts.


Mas, diz aí Bete, o que é um podcast?

O termo surgiu em 2004 e, ao pé da letra, se refere à junção das palavras iPod e Broadcast (transmissão via rádio). Quem pensou nessa novidade foi o ex-VJ da MTV Adam Curry, que bolou o primeiro podcast e disponibilizou o código na Internet. Passados 15 anos, muita coisa se aperfeiçoou e, hoje, trata-se de uma forma de transmissão de arquivos pela internet, pelos próprios usuários, no caso áudios com ou sem imagens. Nesses arquivos, disponibilizamos gostos musicais, listas, trechos literários ou, como no nosso caso, conversas onde expomos nossas histórias e opiniões sobre os mais diversos temas de artesanato. Como um blog – tal qual esse que você lê agora -, onde em vez de escrever para vocês lerem, conversamos e vocês escutam.


A grande sacada dessa nova forma de comunicação é que os podcasts podem ser ouvidos pelo celular, pelos notebooks ou tabletes, em qualquer lugar, a qualquer hora e por qualquer pessoa. Esse rádio virtual pode ser ouvido enquanto bordamos, dirigimos, pintamos, limpamos o ateliê, nos locomovemos e, até mesmo, antes da hora de dormir, ou ainda, enquanto preparamos o café da manhã. Basta ter conexão com a internet e acessar uma das plataformas que disponibilizam esse tipo de arquivo, como Youtube, Spotify ou Anchor FM.


Nasce uma estrela...


O Canal Craft surgiu da ideia de disponibilizarmos um podcast como um espaço de conversas e de notícias exclusivamente sobre artesanato. Nasceu assim o PodCraft, como nós o batizamos. E, nessa proposta, toda semana, vamos conversar com pessoas do mundo artesanal e expor nossas opiniões sobre determinados assuntos, de forma educativa e democrática. Cursos, feiras, empreendedorismo, tendências, comunicação, produtos, técnicas, dicas... Tudo é passível de boas conversas! Mas para que? Para crescermos e nos empoderarmos. Vamos aprender a ouvir, a pensar e a falar o artesanato. Vamos nos expor e contar nossas histórias inspiradoras, nossos sonhos e nossos novos projetos. Afinal, somos 11% da população economicamente ativa do Brasil. Todos os anos, geramos mais de 50 milhões de reais para o mercado. Indústrias químicas, papeleiras, têxteis, madeireiras e tantas outras são fortes e poderosas porque os artesãos consomem seus produtos e os indicam para o consumo. Precisamos saber isso e debater nosso papel no mundo. Temos o dever de nos valorizar e elevarmos a profissão ARTESÃO ao patamar que é lhe é digno: a mais antiga profissão, a mais colorida e a mais democrática.

Vem com a gente?


Os podcasts do Canal Craft estão disponíveis todas as sextas-feiras, nas plataformas YouTube, Spotify e Anchor FM.


Basta seguir nossas redes sociais e os links disponibilizados para conferir e ouvir.

Mas, não pense que aqui você é apenas ouvinte, pelo contrário: queremos muito saber suas sugestões, dúvidas, temas mais procurados! Conte-nos, que nós conversamos.

Um grande beijo e até a próxima!

Bete Monta


22 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Inscreva-se:

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - Círculo Branco

© 2019 por CanalCraft. Criado com Wix.com