top of page

BLOG #5 Aquela tal herança de família...




Quem nos conhece sabe que, se existe uma coisa em comum a toda equipe Canal Craft é a importância da família no nosso dia a dia. Pais, filhos – de qualquer espécie! –, irmãos, genros, noras, sogras ou sogros, avós, primos, cães, gatos, tartarugas, passarinhos: todos são os nossos "chãos". Isso porque, posso dizer de cátedra, conviver com essa galera é bom demais.

Sendo assim, todas as nossas ações diárias envolvem a participação de algum membro nas nossas artes e desafios. Até mesmo se for apenas para soltar uma mensagem de “cheguei” nas redes sociais ou aquela recepção que nos derruba no chão dos filhos que nos cercam.


Por ser época de Natal e por acreditar que os presentes artesanais são os melhores de se oferecer, inventamos de estender o conceito para a decoração natalina e um recorte de madeira em formato de árvore, comprado há mais de quatro anos, lá na loja African Art, finalmente, ganhou cor, laços e enfeites. Pintada a quatro mãos, eu e a minha filha, lixamos, demos demãos de base para artesanato e, depois, pintamos com a tinta Metal Mastic, da Gato Preto e envelhecemos com tinta spray ouro-velho, lixado. Os laços da Fitas Progresso e as bolinhas coloridas deram o toque final. Amei o resultado.


Mas não pense que foi a primeira vez que a Maria Clara colocou a mão na tinta para pintar e bordar comigo. Lá nos seus sete anos, o presente mais lindo de Dia das Mães que ganhei foi, justamente, um kit de bule e colheres de pau pintados por ela. Na época, o orgulho não cabia dentro do peito. Continua não cabendo. Além de ser uma menina linda, ela também se interessa pelo nosso universo e pinta muito melhor do que eu.

Tempos depois, quando eu fazia a revista Ateliê na TV, que ficava na sobreloja da mesma African Art, na época de férias, eu a levava para trabalhar comigo. Ela amava, porque ficava lá na loja, fazendo aulas de biscuit ou de pintura em madeira com a professora Neide. Essa prática acontece até hoje na loja e é muito, mas muito legal: imagina uma mesa lotada de crianças concentradas na traquinagem de fazer arte das boas!

Por mim, toda loja de artesanato teria esses cursos para os guris.

Mas, uma coisa que nunca fiz e amaria ter feito, são as aulas de pais e filhos, como as que a Rozemar Astrini, da Astrini Art Country, tem feito em seu ateliê. Imagina que máximo: pai, mãe, filho, filha: todos juntos e misturados criando artesanato? E, como junto com o Natal, as férias finalmente chegaram, porque não ir nessas aulas com a criançada? Ou melhor, porque não organizar grupos de mães no seu prédio, no seu bairro, na sua cidade e contratar uma professora de artesanato para dar aulas para vocês. Se vocês quiserem saber como podemos fazer isso, me pergunta que eu organizo.

Um beijo de Feliz Natal, cheio de carinho, de saúde e muito, mas muito artesanato!

Bete Monta


 

Fitas Progresso fitasprogresso.com

Tintas Gato Preto gatopreto.com.br

29 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page