Empreendedorismo: coaching



O coaching – uma metodologia de apoio motivacional que se baseia em análises científicas, como a psicologia, a neurociência e a administração para o desenvolvimento de desempenhos positivos do indivíduo, explorando ao máximo o seu potencial – pode transformar todo o mercado de negócios do artesanato, assim como alavancar o trabalho e o faturamento da empresa, seja ela do tamanho que for.

O profissional que implanta essa metodologia é denominado coach e seu objetivo é fomentar e embasar o desempenho emocional, ou seja, guiar o cliente, chamado de coachee, por meio do autoconhecimento. “Começamos a trabalhar a partir do estado atual para chegarmos ao estado esperado. Por ser um processo completamente flexível, o Coaching pode ser aplicado em qualquer contexto e direcionado a pessoas, profissionais das mais variadas profissões e empresas de diferentes portes e segmentos.” explica o fundador do IBC - Instituto Brasileiro de Coaching, José Roberto Marques. E completa: “O processo de coaching também é um ótimo investimento para desenvolvimento de liderança, já que é um recurso que produz mudanças positivas. O processo proporciona momentos únicos de interação e reflexão, permitindo a descoberta de novas e melhores formas de desenvolver o trabalho”.

Se o coach é um professor, ele pode usar as ferramentas para tornar mais fácil e dinâmica a troca de conhecimento em sala de aula, se é um gestor, ele tem expertises para conhecer o perfil de seus colaboradores, como usar essa particularidade para impulsioná-los, por exemplo. Como toda profissão, os artesãos buscam entregar e ser a sua melhor versão. Tânia Sônego, 54 anos, é psicóloga, coach de carreira e vocacional, consultora RH e artesã. “Todo artesão é um empreendedor, portanto, precisa pensar na sua atividade como um negócio e ter clareza do que faz muito bem, de quais são os seus pontos mais vulneráveis, que oportunidades e possíveis ameaças o seu negócio pode encontrar, para alcançar os melhores resultados”, explica.

Por isso, “estruture um plano de ação e planeje os passos necessários para atingir seus objetivos. Entender isso e agir de forma planejada fará toda a diferença para transformar seus sonhos e desejos em objetivos concretos e estruturados. Neste caminho o processo de coaching pode ser um grande aliado para o artesão na busca do seu sucesso profissional”, finaliza ela.



Serviço

Tânia Sônego (11) 98224.1420 tania.sonego@globo.com Instagram: @taniasonego_coach

Linkedin: taniasonego-coach

Facebook : Tânia Sônego Coach de Carreira e Vocacional

IBC – Instituto Brasileiro de Coaching C.A. 4020-0069 www.ibccoaching.com.br

43 visualizações

Posts recentes

Ver tudo