• Canal Craft

Novas regras do WhatsApp para o seu negócio


Uma notícia que pode mexer com o seu negócio de artesanato passa a valer a partir deste dia 15 de maio: o Whatsapp vai atualizar os seus termos de Uso e Política de Privacidade, apesar das severas críticas tanto dos usuários quanto dos reguladores e autoridades governamentais.


São mudanças que podem causar impacto no seu negócio, de todos os usuários e, principalmente, de quem não aceitar as mudanças até amanhã.


Desde janeiro, o aplicativo passou a emitir avisos sobre as mudanças, informando que passariam a compartilhar dados da interação entre usuários e contas comerciais pelo Whatsapp com as empresas parceiras do Facebook. A questão é que o aplicativo não apresentava a opção de recusa dos termos, sendo a única alternativa, no caso de negativa, sair do aplicativo.


Objetivamente, os novos termos permitem ao Whatsapp compartilhar com as empresas em torno do Facebook os dados, tais como número pessoal do telefone, marca e modelo do aparelho, número do IP do dispositivo e a companhia telefônica de origem. Outras informações tais como “online” e “visto por último” também podem ser compartilhadas, assim como os dados de tempo de uso e todas as atividades desse usuário.


A empresa garante que as novas regras são ligadas aos recursos comerciais e opcionais e, assim, capacitam a oferta de transparência sobre como os dados são coletados. Importante salientar que o WhatsApp garante a privacidade das mensagens trocadas, tanto em grupos quanto em conversas individuais. Também é vedado o compartilhamento dos contatos com o Facebook, não mantendo nenhum tipo de registro das chamadas realizadas.


São enfáticos ao afirmar que a única mudança nos termos é referente às interações com as contas comerciais. Quem não compra nada por meio do aplicativo não está sujeito a estas novas regras e que, ainda, os usuários tem a opção de evitar contatos com contas do Whatsapp Business, retirando da agenda e bloqueando o número do emissor, informado no topo da página da conta comercial.


A questão é: quem não aceitar os termos não terá a conta apagada mas, como tempo, terá o seu aplicativo com a funcionalidade limitada. Os usuários que não concordarem até amanhã irão receber avisos na tela para se adequarem. Depois, irão receber um lembrete permanente e só conseguirão receber mensagens pelo App por meio das notificações do Whatsapp. Só então não será mais possível responder mensagens, mesmo a partir das notificações, sendo obrigatório aceitar os termos para voltar a usar o aplicativo.


Para usar as novas regras é só pressionar o botão “aceite” exposto no aviso do aplicativo. Depois de confirmado, não tem como voltar na decisão. Para verificar se você já aceitou, baixe os dados da sua conta pelo próprio aplicativo.


Saiba mais: pelo IGTV, em @canalcraftoficial, no Instagram.


55 visualizações

Posts recentes

Ver tudo