top of page

Palavras têm poderes. Há de se saber usá-las.


Falar é ótimo, mas ouvir também tem muito valor. Hoje, a sala de bate papo foi de muita troca de conhecimento e inspiração.


Toda palavra requer interpretação e, por vezes, o tom, o tema e mesmo o uso das palavras, gera sentidos diferentes. Até porque a forma como entendemos pode ter ligação com o sentimento que já foi criado por quem ouve. Além disso, às vezes, a necessidade de falar nos impede de ouvir e, dependendo da pauta, se faz necessário repetir.


O tema foi muito pertinente, porque salas de conversa funcionam como ateliês e aulas de artesanato, onde corre-se o risco de falar um por cima do outro. Também é preciso cuidado com o que falamos, porque as palavras tem o poder de ferir ou de levantar alguém.


Num mundo de muitas opiniões, vale preservar as muitas possibilidades de compreensão. Até porque, por vezes, o modo de falar diz mais do que a própria palavra e, como atualmente, estamos todos na defensiva, isso interfere na forma como falamos e recebemos a palavra. Além disso, palavras, assim como os cheiros, têm memória, resgatam memórias.


De qualquer modo, a máxima segue valendo: “pense, sempre, antes de falar”.


Colocamos tanto peso no que o outro nos fala e nos esquecemos do falamos pra nós mesmos. É fundamental cuidar do que falamos para nós mesmos. Ser gentil conosco mesmo.


Precisamos nos ouvir. O bate papo terminou com o oferecimento de palavras de admiração umas às outras. Não precisa nem dizer que foi lindo e emocionante, né?


Até a próxima!


8 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page