Pesquisa mostra comportamento do artesanato durante a pandemia


Vista aérea da Mega Artesanal 2019, a maior feira do segmento, organizada pela WR são Paulo, autora da pesquisa.


Como já temos acompanhado, o segmento de artesanato não para e não tem sido diferente durante a pandemia, pela COVID-19. Mas, em busca de números e informações mais detalhadas, a WR São Paulo, responsável pelas principais feiras do setor, entre elas, a Mega Artesanal, a maior e mais importante delas, realizou uma pesquisa, com seus 542 expositores parceiros para entender o comportamento de consumo do público de artesanato.


Os números mostraram que os consumidores que não tinham bastante estoque, no início, buscaram matéria-prima para, depois, passarem a produzir, sendo que as máscaras lideraram a lista dos itens mais produzidos. Insumos como elásticos, por exemplo, desapareceram dos estoques. Além disso, vídeos de como fazer máscaras e muitos outros itens explodiram no YouTube.

Marcelo Darghan, uma das estrelas do nosso segmento, há 30 anos no mercado, viu seu canal aumentar 30%, tanto em seguidores quanto em engajamento, batendo mais de 120 mil inscritos. “Houve ainda uma mudança na audiência. Apareceram pessoas mais jovens, profissionais de outras áreas, além de muitos iniciantes, tirando dúvidas básicas, querendo aprender novas atividades”, diz o artesão.


Com a obrigatoriedade do fechamento das lojas físicas, quem já investia no e-commerce e vendia online (72,5%), concentrou esforços e apostou em direcionar os consumidores para o site, mas também abriu a possibilidade de vendas por e-mail, WhatsApp, televendas e usou as redes sociais para impulsionar os seus diferentes canais de venda. A flexibilidade permitiu um impacto negativo menor no faturamento com relação ao ano anterior.

Casa da Arte, uma das principais redes do segmento, que já estava preparada com e-commerce e também investiu em Drive Thru.


African Artesanato, que também se adaptou aos momentos atuais, oferecendo atendimento via WhatsApp.

Fonte:

Pesquisa WR São Paulo: https://www.wrsaopaulo.com.br/

56 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Inscreva-se:

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - Círculo Branco

© 2019 por CanalCraft. Criado com Wix.com