• Canal Craft

Viva o planejamento!


Hoje, com a presença de Raphael Corcione, especialista convidado, que trouxe de orientações básicas à esclarecimento de dúvidas de todos os níveis para todos os presentes.


Ele começou indicando a importância de padronizar conceitos de gestão, ou seja, a criação de um módulo de gestão, um meio de captar dados dos negócios e, assim, trocar com o mercado para que não haja discrepâncias em preços de venda, por exemplo.


Dentre as ferramentas interessantes para se iniciar, a dica é começar pelo Excel mesmo, ou melhor, como o importante é anotar tudo, faça o seu controle. No Excel, por exemplo, comece com uma planilha simples, com três abas: Compras, faturamento/vendas e Estoque.


Importante: valor de mercado atual x data de construção de estoque é igual a preço. Por isso é importante planejar compra. E lembre-se: estoque parado é dinheiro jogado fora. Por isso, ao fazer compras, é fundamental saber quanto se tem em estoque para se chegar a um preço médio, podendo chegar a um valor competitivo. Além disso, saiba o valor mínimo unitário do que consta em seu estoque.


Faça um controle com, ao menos, três orçamentos para cada insumo, identificando um fornecedor único com o qual seja possível criar parcerias e conquistar benefícios. Ah! E saiba que um dos custos mais importantes de planejamento de compras é o de frete.


Para quem já tem um negócio mais estruturado, há outras ferramentas de sistemas de gestão e opções para organização, que valem estudar. São elas:


Sistemas de Gestão

Bling – sistema de gestão online que promete descomplicar o negócio.

Market Up – sistema de gestão para micro e pequenas empresas gratuito.


Marketing e sites

Google Analytics – ferramenta de monitoramento e análise de sites.

Google Adsense – basicamente, oferece o seu site para receber outros negócios.

Google Ads – quando você cria publicidade para terceiros


Instagram e Facebook

Estude um pouco sobre Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para saber mais sobre propagandas e posts patrocinados.


Plataformas de site

Wordpress – sistema de gestão para criação de sites e blogs.

Localweb – empresa de hospedagem de sites e serviços de internet.

Godaddy – registradora de domínios e hospedeira de sites.

UOL Host – empresa de hospedagem de sites e computação em nuvem do Grupo UOL.

Wix – plataforma online de criação e edição de sites sem necessidades de conhecimento prévio.


Sistemas de organização

Trello – aplicativo de gerenciamento de projeto.

To do – aplicativo de gerenciamento de tarefas, baseado em nuvem, da Microsoft.

Sebrae – Emissor de NFe.

Para finalizar, fique de olho na Economia Colaborativa – em que você deposita o seu produto e conquista créditos. Quanto houver algo de interesse, troca seus créditos pelo insumo. Atribui-se um valor para um produto, ou rol de produtos e realiza as trocas, via créditos, com sua colega. Vale à pena prestar atenção e, quem sabe, aderir a essa prática.


Saiba mais em:

Bling – https://www.bling.com.br/

Market Up – https://marketup.com/


Google Adsense – https://www.google.com/intl/pt-BR_br/adsense/start/

Google Ads – https://ads.google.com/

Google Analytics – https://analytics.google.com/


Wordpress – https://wordpress.com/pt-br/create/

Localweb – https://www.locaweb.com.br/

Godaddy – https://www.godaddy.com/pt-br/

UOL Host – https://uolhost.uol.com.br/

Wix – https://www.wix.com/


Trello – https://trello.com/

To do – https://todo.microsoft.com/tasks/pt-br/

Sebrae – https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/institucional/emissor-da-nf-e,43ce5762777fa510VgnVCM1000004c00210aRCRD



19 visualizações

Posts recentes

Ver tudo