top of page

Você conhece o site da Pantone?





Existe um Instituto internacional, reconhecido no mundo todo, que atua com o uma mentoria de soluções e percepções de cores: é o Pantone Color Institute. Eles desenvolvem estudos e estratégias para marcas, fazendo da cor o instrumento de percepção do produto no mercado. Eles colaboram com a previsão de tendência das cores, cores personalizadas, cores da marca, paleta de cores dos produtos e há anos dita a orientação da moda. Eles também publicam

“Uma variedade de publicações de previsão de tendências de cores e livros educacionais sobre cores que fornecem inspiração e percepções exclusivas. Nossos livros de tendências PANTONEVIEW e VIEWPOINT COLOR destacam as tendências de macro design e sua influência na aplicação de cor, material e acabamento de superfície em design de estilo de vida e mercado específico com 6 a 24 meses de antecedência. Nossa coleção de livros de educação sobre cores contém aprendizagens significativas sobre cores, explora os fundamentos, mensagens e significados das cores e como as cores podem ser usadas para criar um clima ou evocar um sentimento, bem como o papel da cor ao longo da história”, explica o site da marca. Destacam-se o PANTONEVIEW e VIEWPOINT COLOR como as únicas previsões de tendência, onde a cor vem primeiro, e o VIEWPOINT COLOR como a única revista global exclusivamente dedicada à cor para profissionais de design.


O site do Instituto é um carrossel de ideias para quem gosta de cores. Vale brincar na página “Encontre uma Cor” e descobrir as possibilidades. A maioria dos programas de edição e de ilustração contam com essa tabela para formar suas cores, então, fica fácil aproximar os tons de acordo com a indicação. Outra página que também vale ler é dos "Sistemas de Cores", onde podemos entender os universos dos pigmentos para tintas e superfícies da mais variadas. A Pantone é a referência de cores da maioria das indústrias têxteis. Sabe aquela cor do tecido do patchwork que a gente ama? Então, provavelmente veio de lá...



Não deixe de fuçar na página “Artigos”, um relicário bom de informação. Não que sejam próprias sobre o artesanato, mas são bagagens. Uma coisa ali, outra ali e vamos estabelecendo conexões importantes para a nossa criatividade.


A cor do ano!

A cor de 2020 foi a PANTONE 19-4052 Classic Blue. Eles ainda não lançaram a cor para 2021, mas no site podemos ver 10 cores Pantone usadas com destaque na coleção primavera/ verão de Nova York. Visite e leia a página.




Outra boa ideia é a coleção de cores d London Fashion Week .

Tudo para encontrarmos boas inspirações...

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page